Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um Só Mundo

Numa Escola inclusiva/ democrática, um espaço de partilha, aprendizagem e reflexão.

Um Só Mundo

Numa Escola inclusiva/ democrática, um espaço de partilha, aprendizagem e reflexão.

Estimulação Precoce e Microcefalia

   Recentemente, no Brasil, assistiu-se a um aumento de casos de microcefalia. O Ministério da Saúde estabeleceu uma relação entre esta condição neurológica e o vírus Zika. Na Wikipedia pode consultar mais informação a este respeito. Foi criada e divulgada uma Cartilha de Diretrizes à Estimulação Precoce de Crianças com esta problemática. 

 

 

Microcefalia_tomografias @ http://ichef-1.bbci.co.uk/news/ws/624/amz/worldservice/live/assets/images/2015/11/27/151127184315_sp_microcefalia_tomografias_624x415_edmarmelojcimagem_nocredit.jpg

 

 

Como ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, esta diretriz tem o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação precoce às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações ou potenciais alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e em seus efeitos relacionais e sociais.

A estimulação precoce pode ser definida como um programa de acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas – entre as quais, a microcefalia –, buscando o melhor desenvolvimento possível, por meio da mitigação de sequelas do desenvolvimento neuropsicomotor, bem como de efeitos na aquisição da linguagem, na socialização e na estruturação subjetiva, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vínculo mãe/bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças.

 

Conheça e explore a Cartilha de Diretrizes à Estimulação Precoce de Crianças com Microcefalia.

 

 

Microcefalia - Imagem @ https://1.bp.blogspot.com/-phgGUEbneyQ/VmGReVYonzI/AAAAAAAA8eQ/0ZLLzK0HvyY/s1600/microcefalia.png

 

Fontes

Portal de Saúde

Reab