Exposição: Espiral da Memória...Uma Viagem no Tempo
No ano em que se assinalam 75 anos sobre o ato de Aristides de Sousa Mendes e 70 anos da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz, e perante a temática do projeto UNESCO, Refugiados e Heróis, do Passado e do Presente, desenvolvido este ano letivo no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, no Museu Manuel Soares de Albergaria pode visitar a exposição Espiral da Memória...Uma Viagem no Tempo. Esta é constituída por uma série de 63 fotografias registadas em julho de 2014, no âmbito da viagem realizada pelas docentes Dores Fernandes, Cristina Festas a Auschwitz-Birkenau.
Relativamente ao museu, de acordo com a página Carregal Digital:
Encontra-se instalado no antigo edifício brasonado tradicionalmente conhecido pela população local como «Casa das Correntes» ou Solar dos Soares de Albergaria . O Imóvel é um belíssimo exemplar da arquitetura de meados do Século XX, de indelével planta em L, constituído por piso térreo e andar nobre. Da sua gramática decorativa sobressaem as sóbrias e elegantes fachadas, a arcada do alçado sul com escadaria em granito de dupla entrada e, virada a Norte, a varanda alpendrada, ao lado da qual ostenta o brasão de armas dos Albergarias.
Carregal-digital.pt.(2015) Encontrado a 20 de dezembro de 2015, em http://www.carregal-digital.pt/pt/articles/museu-municipal/museu-municipal-manuel-soares-de-albergaria
Perante o atual flagelo dos refugiados e o carácter cíclico da História, o Um Só Mundo não podia deixar de divulgar esta iniciativa.
Não deixe de visitar!
E refletir...